quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Os esquecidos

Já que começaram a passar as vinhetas de fim-de-ano da Globo e talz, acho que já é uma boa época pra falar sobre as festividades de fim-de-ano. E eu nem vou falar sobre como as pessoas ficam mais consumistas amáveis, felizes e todas essas coisas. O que eu vou falar é mais grave: sobre os desafortunados que fazem aniversário nessa época, categoria na qual me incluo.
Pra começar, faço aniversário no dia imediatamente antes do Natal, embora todas as pessoas que fazem aniversário até duas semanas antes ou depois da data citada possam ser afetadas pelo famoso "Golpe do presente único". O nome me parece bem auto-explicativo. Minha mãe não ousou fazer isso comigo, mas digamos que ganhar dois presentes generosos de Natal e aniversário seja praticamente impossível. Ocorre que, numa dessas datas - tanto faz - o presente é generoso, no outro é só uma lembrancinha, o que acaba dando na mesma.
Outro problema com o presente é o pacote em si. Na maioria das vezes ele é vermelho, verde e dourado, e suas variações. Ou possui motivos natalinos, como pinheirinhos, guirlandas, bonecos de neve, coisas assim. Ou, o que é pior, tem aqueles adesivos dourados escrito "Feliz Natal", "Boas Festas" e com um Papai Noel. Que inferno, pô! Eu acho isso muito egocentrismo da parte dos critãos: tem mais gente que nasceu nessa época! Provavelmente nunca tive nenhum escrito "Feliz Aniversário", porque as pessoas sequer perguntam antes de colar.
Os cartões (e atualmente os scraps, e-mails e derivados) costumam ser econômicos, me felicitando automaticamente pelas duas datas. Tudo bem, isso até que não é tão ruim.
Agora, ampliando um pouco mais o meu drama, pensem nos infelizes que fazem aniversário nas férias! Não sei se pra vocês era assim, mas na minha escola, como todo mundo morava perto, no dia do aniversário de alguém a gente saía mais cedo e íamos todos, de mãos dadas com a professora, pra casa do aniversariante nos empanturrar. Só que quem faz aniversário nas férias não tem essa oportunidade. Sem contar que o povo vai viajar, aí fica mais difícil de reunir os amiguinhos pra uma confraternização sadia e feliz.
Por isso, para evitar uma série de transtornos na vida de seu filho, além de não escolher um nome bizarro que sempre precisa ser soletrado, o conceba numa época razoável. Aí ele não ficará traumatizado pelo resto da vida por não ganhar um brinquedo que estava em falta nas lojas por causa do Natal. =/

* * *
Head is on, I want out
I'm alone and I'm an easy target
Foo Fighters - Alone+Easy Target

Nenhum comentário: