quinta-feira, 10 de abril de 2008

Coisas que uma estudante de Moda não é - Parte I

Esse é um post de utilidade pública. Visa esclarecer algumas coisas para: quem um dia pensou em fazer faculdade de Design de Moda; quem tem uma certa convivência com alguém que estuda Design de Moda; ou quem é apenas curioso.
Então vamos lá.
* * *
Estudante de Moda não é modelo
Nunca falaram isso pra mim, embora já tenham mencionado que eu podia ser modelo (naonde, com meus ínfimos 1,67m, enfim), mas como algumas amigas relataram o fato, eu acredito. Porque as pessoas acham que moda sempre vai ter uma passarela com uma modelo vestindo uma roupa estranha, como se as roupas viessem do nada.
* * *
Estudante de Moda não é costureira
Uma coisa que a minha professora de Tecnologia da Confecção sempre deixou claro para nós, no primeiro ano, é que a gente não precisava saber costurar bem, mas sim entender o processo. É claaaaaro que levaria dias para a gente explicar isso para as pessoas superlegais que aparecem: "Faz a barra da calça pra mim?", "Essa blusa tá larga, dá pra dar uma apertadinha?". Nessas horas sinto vontade de pegar meu desmanchador de costura/abridor de casas de botão e furar os olhos do ser até não poder mais.
* * *
Estudante de Moda não é patricinha
Não, os nossos trabalhos não são olhar vitrines e voltar pra casa abarrotadas de sacolas, tampouco fazer resenhas de artigos da Vogue ou qualquer coisa que o valha. Porque tem gente que acha que quem cursa Moda é aquela guria consumista e que adora comprar roupas. Muito pelo contrário, estudantes de Moda são frequentadoras assíduas de brechós e gostam de fazer customizações sem muita verba.
* * *
Estudante de Moda não é médium
As pessoas acham que para a gente criar basta apoiar a testa na mão e se debruçar em cima de uma folha de papel que as coisas aparecem, geralmente em forma de rabiscos incompreensíveis. Não tem nada a ver com inspiração divina: toda a criação provém de uma pesquisa extensa.
* * *
O post ficou realmente gigantesco. É bem trabalhoso desconstruir mitos. =)
Continua

* * *
If you were the floor, i'd wanna be the rug
And if you were a kiss, i know i'd be a hug
Barry Louis Polisar - All I want is you

p.s.: acabei de descobrir uma coisa fantástica: tem Dreamweaver no meu computador! Menos mal, porque eu achei mancada não ter mais o Frontpage no Office. Quem sabe agora eu consiga um template decente?

3 comentários:

iS maluKinhaa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iS maluKinhaa disse...

template descente nãao amr esse esta ootiimo' kkk
Bom, sempre quis me especializar em algo relacionado a moda, até entãao tinha medo das benditas costura ! Entãao até pensei em desistir do meu sonho ! maais li tudinho aqui e eu vou ser uma tipica brasileira não vou desistir nunca do meu sonhoo !

Bárbara Barreira disse...

adorei o que você escreveu!!!
realmente existem muitos esteriótipos quando o assunto é moda!!!
estou colocando o link do seu texto em uma postagem do meu blog ok?
www.portasdeentrada.blogspot.com
beijos