domingo, 21 de setembro de 2008

Por uma melhor educação

O mundo seria bem melhor se houvesse mais educação. Não estou falando da educação formal, "toda criança na escola" ou qualquer coisa do tipo (até porque eu me preocupo tanto com o bem do país que nem o meu título de eleitor me dei ao trabalho de transferir, então terei que justificar, de novo). Quem nunca aprendeu com as tias da pré-escola as palavrinhas mágicas: com licença, obrigada, por favor? Pois é. Tem um montão de gente que aparentemente não.
Adulto mal-educado é um horror. Que tipo de exemplo dá? Os piores possíveis, com certeza. Certo dia estava eu, num ônibus lotado, voltando do shopping domingo à noite. E uma criatura perto de mim jogou um copo de meio litro (vazio, claro) de milk shake do Mc Donalds pela janela! Se pessoas que jogam papéis de bala e bitucas de cigarro já me irritam profundamente, o que dizer de um copo? Será que se eu fosse na casa dela e começasse a despejar lixo no quintal ela ia gostar?
E crianças, então? Malcriações infantis terão que ficar pra outro dia, então vou citar a mais recente: esses dias eu estava nas Lojas Americanas do shopping, na fila. E é daquelas filas que dão milhares de voltas, separadas por correntes. A loja estava vazia, o caixa ocupado e praticamente só eu na fila. E não é que numa dessas uma guria, de uns oito anos, passou por baixo da corrente e entrou na minha frente? Ela estava com o irmão e com os pais! Claro que deixei por isso mesmo, porque o que não tenho de barraqueira tenho de otária. Aí depois que eu digo que todo ser humano menor de 16 anos tem que passar por um processo civilizatório numa espécie de campo de concentração longe das outras pessoas acham que estou sendo cruel demais.
A correria do dia-a-dia já bem ruim por si só (e ainda pior em cidades maiores), por que as pessoas não podem facilitar só um pouquinho, sendo menos grossas e estúpidas? É tão bonito quando as pessoas pisam no nosso pé sem querer e pedem desculpa, ou quando se oferecem pra segurar nosso material no ônibus. Isso com certeza deixaria as pessoas mais felizes e faria do mundo um lugar um pouquinho melhor. Não estou pedindo muito, apenas que cada um faça a sua parte. =)

Nenhum comentário: