domingo, 20 de abril de 2008

Coisas que uma estudante de Moda não é - Parte II

Continuando com o trabalho do post anterior.
* * *
Estudante de Moda não é dona de ateliê
Se você quiser um vestido pra ir numa formatura ou casamento, por favor tome vergonha na cara e vá numa costureira. Tudo bem, tem gente que gosta de desenhar roupas de festa, mas eu não, mas só porque eu estudo Moda as pessoas acham que eu já estou habilitada para isso.
* * *
Estudante de Moda não é especialista em etiqueta
Não me pergunte qual a ordem dos talheres (é de fora para dentro, se não me engano), no que consiste um traje esporte fino, se se pode usar chapéu em casamento ao ar livre à tarde, essas coisas. As pessoas que estudam Moda podem naturalmente se interessar por isso e aprender, mas não está na nossa grade curricular, de jeito nenhum. Nossos exemplos de sucesso na profissão não são Gloria Khalil ou Constanza Pascolato.
* * *
Estudante de Moda não é louca
A esmagadora maioria da população, num levantamento rápido, acha que a gente passa anos enfiadas numa sala de aula para fazer roupas pro SPFW e nos perguntam: "Quem vai usar aquilo?". Aí acham que é uma perda de tempo estudar pra depois fazer roupas de plástico e arame. Cristo, não é assim que as coisas funcionam! Só estilistas renomados fazem aquilo, e obviamente que eles possuem uma linha de roupas "usáveis", por assim dizer. Grande parte de nós não vai chegar a fazer aquilo (eu, particularmente, não faço muita questão).
* * *
Estudante de Moda não é folgada
O nosso curso, teoricamente, é matutino. Mas devido ao acúmulo de atividades (já que temos dez matérias por ano e toda professora acha, rigorosamente, que nós só temos a matéria dela e nos entope de trabalhos, fora os projetos interdisciplinares), o curso se torna, vespertino, noturno (como se chama algo referente à madrugada? Bom, é isso aí também)... Já passei mais de doze horas na universidade finalizando tarefas. Resultado: final de semestre estamos todas viradas nuns bagaços, com olheiras quase até o nariz. Fora crises de choro, estresse, gastrites, resfriados que não acabam nunca, dores pelo corpo, essas coisas. Uma colega minha teve até febre escarlatina ano passado!
Ou seja, se você acha que é só oba-oba, assistir desfiles e discutir a semana de moda de Paris, esqueça.
* * *
Estudante de Moda não é gay
Tá, mentira. Há casos de héteros, há gays assumidos e há aqueles que a gente pode passar dias discutindo "será que ele é? Será que ele é?". Eu, particularmente, gosto muito da minha mão e não a colocaria no fogo por ninguém, não. =P
* * *
Em breve:
O que diabos faz um designer?
* * *
Nota nadavê com o post
Continuamos na atividade.

* * *
À fleur de peau ils sont si bien
Une réaction instantannée
Au moindre contact humain
Je les sens pointer leur nez
Yelle - 85A

Nenhum comentário: